Quais são as áreas de atuação da audiologia?
O profissional que trabalha na área de audiologia pode atuar nas seguintes áreas:
Prevenção: fazendo a orientação dos fatores que podem causar algum tipo de problema auditivo. Nesta área o profissional atua desde a gestação (evitar o contato com doenças como rubéola, evitar a ingestão de remédios que causem surdez, etc), na infância/adolescência/adulto (evitar contato ou cuidado com doenças como meningite, caxumba, sarampo, evitar a ingestão de remédio ototóxicos, evitar a exposição a sons muito intensos – walk-man, ruído de empresas, shows de rock, etc).
Diagnóstico: realiza avaliações audiológicas, para verificar a possibilidade de alterações auditivas. O profissional realiza estes exames em berçários (tanto de alto-risco como normais), em escolas, indústrias, consultórios, clínicas especializadas.
Reabilitação: realizar tratamento fonoaudiológico em pacientes que apresentam problemas auditivos (terapia fonoaudiológica), tanto em crianças, como adolescentes e adultos.
Indicação: de aparelho de amplificação sonora: realiza a indicação de aparelhos e o acompanhamento dos pacientes que se utilizam destes aparelhos. É importante notar que hoje em dia já se adapta aparelhos também em bebês. Não é mais aceitável aquela orientação de que o indivíduo portador de deficiência auditiva deva esperar até os 5 anos para colocar aparelhos e realizar terapia fonoaudiológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário